Resenha: Quem é você Alasca?

Olá aprendizes! Hoje trago a resenha de um livro maravilhoso que me fez até chorar! haha .. E adivinhem porque eu chorei ? Claro, que é porque foi nada mais nada menos John Green que escreveu!

Minha paixão por esse escritor começou depois que eu acabei de ler "A culpa é das estrelas", fui na orelha do livro e comecei a ler sobre ele e pesquisei outros livros que ele escreveu e acabei chegando a esse que vou falar um pouquinho.




Ficha Técnica 

Título: Quem é Você, Alasca? 
Título Original: Looking For Alaska 
Autor: John Green 
ISBN: 978-85-7827-342-2 
Páginas: 229 
Ano: 2010 
Tradutor: Rodrigo Neves 
Editora: Martins Fontes 

Layout 1Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.


Resenha:

Não é novidade para ninguém que John Green já consolidou-se como um dos maiores autores no segmento de jovens leitores da atualidade. Ganhador de vários prêmios por suas obras, e atualmente conquistando seu espaço nacionalmente, ele ocupa no momento o topo das listas dos livros de ficção mais vendidos do país.

A resenha da vez é de “Quem é Você, Alasca?” (2005), primeira obra publicada de Green, e ganhador de inúmeras premiações. No Brasil, a publicação foi realizada pela Martins Fontes, que em 2010 lançou a primeira edição e em 2012 a segunda.


Miles Halter é um jovem que vive na Flórida fissurado por últimas palavras. Tá, é algo meio estranho.. Mas ele sabe as últimas palavras que várias pessoas importantes disseram quando estavam à beira da morte. Cansado de sua escola e de não ser muito social, Miles decide entrar em uma escola preparatória no Obalabama, a Culver Creek. Em busca do "Grande Talvez" referência a última frase dita por François Rabelai anteriormente a sua morte: Eu vou procurar um Grande Talvez.

Na escola, Miles conhece seu companheiro de quarto, Chip Martin que prefere ser chamado de "Coronel" e apresenta Miles à famosa, inigmática, descolada, belíssima e inteligente Alasca Young, a quem miles cai de amores, mas Alasca já têm namorado, o Jake. Entao Miles, coronel e Alasca junto com Takumi, um japonês, criam um grande laço de amizade proporcionando a Miles algo que ele nunca teve antes: AMIGOS.

Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitivamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão. Pág. 91


Gordo, apelido dado à Miles por Coronel, agora tinha seu próprio grupo de amigos. Em Culver Creek ele descobre como é fumar, beber, beijar garotas, ser odiado pelos professores, amar e não ser correspondido e quase morrer no trote escolar. Tudo isso era novidade para o jovem, algo super normal da adolescência, onde dúvidas se aglomeram em nossas cabeças e se ‘jogar’ é a maneira mais fácil de obter respostas. Porém, mal Gordo sabia que de alguma forma suas escolhas iriam lhe custar um preço ao qual ele não estava preparado para pagar.

O livro é dividido em duas partes: Antes e Depois. Por isso achei ele super interessante, foi nas primeiras páginas da segunda parte que eu chorei muuito! haha.. Só quem ja leu ou quem vai ler vai me etender.. haha

Na página 56 tem um trecho lindo onde copiei e escrevi no meu carderno, kk.

Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é que nos impulsiona para frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente. 
Pág. 56
É uma ótima pedida pra quem ja leu os outros livros do John, porque é uma história totalmente diferente do que ele esta acostumado a escrever.. Estão esperando o quê pra ler? 

Espero que tenham gostado,
Um beijo! 

18 comentários

  1. Nossa ! Estou louca para ler este livro , minha única desculpa para ainda não ter comprado foi por causa da menina que roubava livros , que preciso ler antes da estreia do filme , mas prometo pra mim mesma que quando acabar foi comprar " Quem é você , Alasca ? " , achei está frase da Pag.56 muita bonita , realmente ... usados o futuro para tentar escapar do presente , pensar no que vai fazer quando aquilo acontecer .
    Está foi a primeira resenha que li realmente do livro , e já me deixou com gostinho de quero ler , eu adorei a resenha e estou louca para ler logo o livro <3
    Beijãão Gabis

    simples-garotaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simplesmente maravilhoso, vale a pena ler! Beijinhos

      Excluir
  2. Eu comprei o livro mas ainda não li,sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler "Quem é você,Alasca?",ela ficou muito boa,parabéns.
    Já li "A Culpa é das Estrelas" e "O Teorema Katherine" do John Green ♥
    Seguindo.Beijos!
    c-reating.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem ja li esses dois haha, minha meta é ler todooos os livros do John Green <3
      Beijos..

      Excluir
  3. Olha só, alguém da Bahia *o*
    Bem, esse é um livro que eu PRECISO ler. Já li A culpa é das Estrelas (terceiro livro preferido), Cidades de Papel e O teorema Katherine. Mas Quem é você Alasca? ainda não :(

    Beijos
    http://ignorantesedoces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então aposto que você vai adorar! Porque é totalmente diferente de qualquer livro que o John ja escreveu!
      Beijos

      Excluir
  4. Eu amo os livros do John, ele é incrível <3

    http://qualquerinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já li esse livro e é fantástico, tal como todos os outros do John!!!
    Já sigo aqui, convido-a a seguir meu blog também!!!
    Venha ver o novo post do Conhecendo o Mundo, esta semana em Praga.
    Beijos :)
    http://fashion--and--you.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ja leu haha, pode deixar que vou dar uma passadinha no seu blog rs, e obrigada pela visita.
      Beijos!

      Excluir
  6. Eu estou com uma enorme vontade de ler Gaby, e depois dessa resenha então... :)

    Post novinho linda, vem ver :)

    Blog: pequenamenina31.blogspot.com.br

    Beijiiiinhos *-*

    ResponderExcluir
  7. Amo esse livro, quem não ama os livros do John?
    Amei conhecer seu cantinho, super seguindo! <3

    http://vidabeella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma amiga que leu esse livro e também elogiou bastante! :D

    Beijoos.
    www.quaseatoa.com

    ResponderExcluir
  9. Quero muuuuito ler, adoro o John!
    http://isabelabreves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir